Como você já sabe, em FFXII você só controla um personagem. Os outros são controlados pelo computador, os comandos que eles usam e a IA (inteligência artificial) que eles assumem são programados e definidos por você, esse é o Gambit, a lista de ações e prioridades que você programa para cada personagem que não está controlando.
A programação do Gambit é muito simples, você seleciona o que acionará o Gambit (Causa) e o que o personagem deve fazer caso exista tal situação.
Ordenar suas prioridades é importante, se você programa Penelo para ressuscitar um aliado caso haja algum morto, mas coloca isso em uma prioridade abaixo de Atacar, ela só ressucitará um aliado depois que todos os inimigos estiverem mortos (não havendo ninguém mais para atacar).
Apesar de você poder delegar ações para os personagens mesmo em Gambit, o comum é fazer com que o líder esteja sem seus Gambits ativados e os personagens restantes com os Gambits ativados.
Gambits podem ser comprados nas Gambit Shops. Nunca esqueça de conferi-las atrás de novidades.
Você pode habilitar mais espaço para os comandos de Gambits (Gambits Slots) na License Board
Gambits Úteis e Combos
Comandos Úteis e Essenciais
Foe HP=100% (Steal)
Foe: Any (Attack)
Self (Libra)
Party Leader (Protectaga)
Party Leader (Hastega)
Self: MP<=10% (Syphoon)
Não importando se os comandos acima estiverem espalhados entre os personagens ou em um só. Eles são essenciais e são comandos que você deveria sempre ter.
Libra, permite que você veja as armadilhas, evitando adquirir status negativos e perder HP a toa.
"Foe HP=100%" Fará seu personagem tentar roubar qualquer inimigo que estiver com o HP completo. Isso é muito útil pois com esse comando você passa a adquirir muito mais Loot e dinheiro, além de obter itens e armas raras. Em um RPG onde o dinheiro é escasso como em FFXII, isso é essencial.
E Protectaga fará com que você perca muito menos HP do que normalmente. Apesar de existir inimigos que prefiram investidas mágicas, a maioria se foca em ataques fisicos o que lhe dá em uma vantagem a mais.
Hastega também é essencial. Quanto mais cedo você derrotar um inimigo menos dano voce perderá, são um pouco raros os inimigos com Haste no jogo o que lhe dará uma vantagem a mais.
E Syphoon você só consegue mais tarde (comprando nas lojas dentro dos veículos aéreos) mas também é muito útil, ele suga o MP do inimigo possibilitando que voce recupere 100 ou 200 MPs de uma vez só. Ideal para seus personagens cujos Gambits se foquem em cura e gastam muito MP. Note que a maioria dos chefes e Marks são imunes a Syphoon, o que sugere que você use a magia manualmente em um de seus aliados que não use muito MP.
Conceitos básicos de Ressurreição e Curas de Status automáticas.
1- Ally: any (Phoenix Down)
2- Ally HP < 50% (Cure)
3- Ally: any (Esuna)
4 - Any Enemy (Atack)
Muitas pessoas usam o Gambit para ressuscitar automaticamente aliados vencidos mas não sabem que não é necessário o Gambit "Ally Status: KO" para isso, basta usar o "Ally: any" com Phoenix Down ou Raise ou Arise que o computador só usará o comando quando um aliado for morto.
O mesmo vale para Esuna, assim que um personagem for afetado por um status negativo ele será curado imediatamente se não houver uma prioridade mais urgente especificada por você.
Combos para Magos Negros
1- Self (Faith)
2 - Ally MP >=50%: Foe (Oil)
3 - Foe Status:Oil (Fira ou Firaga ou Ardor)
Oil é o status que permite retirar mais danos com magias de fogo, raros são os inimigos que tem imunidade contra ele e mesmo muitas Marks e Chefes durões são vulneráveis ao status! Assim que você conseguir a magia Firaga esse combo se torna a maneira mais viável de chegar aos 9999 facilmente. Perfeito para as dungeons com inimigos de alto HP.
1- Party Leader (Reflectaga)
2- Party Leader (Qualquer magia de nivel "aga", Firaga, Blizzaga, etc)
Combo bom para Marks e chefes com fraqueza elemental. O Reflectaga deve fazer com que os tres personagens da equipe reflitam a magia. Logo uma magia como Thundaga por exemplo seria refletida três vezes acertando o inimigo também três vezes. Tudo isso em uma única ação e com o custo de MP de apenas uma magia. Lembre de arrumar os Gambits de cura de seus personagens com Potions, Hi-Potions e X-Potions para evitar curar o inimigo através do status Reflect.
Combos para personagens focados em danos fisicos
1- Self (Haste)
2- Self (Bravery)
3- Self (Berserk)
Berserk era uma magia que você podia ignorar facilmente nos jogos anteriores mas aqui ela se torna extremamente útil e permite um dos combos mais apelativos do game. Um personagem com o Gambit acima, uma boa arma e level se torna facilmente uma máquina de matar que tornará facil até mesmo a mais difícil das dungeons.
Lista de Gambits
(Com o custo respectivo abaixo)
Gambits adquiridos automaticamente.
Ally: Vaan
-
Ally: Ashe
-
Ally: Fran
-
Ally: Balthier
-
Ally: Penelo
-
Ally: Basch
-
Foe: party leader's target
-
Foe: nearest visable
-
Gambits disponíveis em Nalbina Dungeon
Ally: HP < 50%
50
Ally: HP < 30%
50
Gambits disponíveis após lutar contra Mimic Queen
Ally: any
50
Ally: party leader
50
Ally: HP < 80%
50
Ally: HP < 70%
50
Ally: HP < 60%
50
Ally: HP < 40%
50
Ally: HP < 20%
50
Ally: MP < 80%
50
Ally: MP < 70%
50
Ally: MP < 60%
50
Ally: MP < 50%
50
Ally: MP < 40%
50
Ally: MP < 30%
50
Ally: MP < 20%
50
Ally: status = Sleep
50
Ally: status = Confuse
50
Ally: status = HP Critical
50
Foe: any
50
Foe: targeting leader
100
Foe: targeting self
100
Foe: targeting ally
100
Foe: HP = 100%
50
Foe: HP = or > 70%
50
Foe: HP = or > 50%
50
Foe: HP = or > 30%
50
Foe: status = Sleep
50
Foe: status = Oil
50
Foe: status = Disable
50
Foe: status = Immobilize
50
Foe: status = Reflect
50
Foe: status = HP Critical
50
Foe: flying
100
Self
50
Gambits disponíveis após escapar da Shiva
Ally: HP < 100%
50
Ally: HP < 90%
50
Ally: HP < 10%
50
Ally: MP < 100%
50
Ally: MP < 90%
50
Ally: MP < 10%
50
Ally: status = Stop
50
Ally: status = Reverse
50
Ally: status = Slow
50
Ally: status = Lure
50
Ally: status = Reflect
50
Ally: status = Berserk
50
Ally: item AMT > or = 10
100
Foe: furthest
50
Foe: nearest
50
Foe: HP > or = 1000
50
Foe: HP > or = 500
50
Foe: HP < 1000
50
Foe: HP < 500
50
Foe: status = Blind
50
Foe: status = Silence
50
Foe: status = Reverse
50
Foe: undead
100
Foe: character HP = 100%
100
Foe: item AMT > or = 10
100
Gambits disponíveis após lutar contra Judge Bergan
Ally: lowest HP
50
Ally: strongest weapon
50
Ally: lowest defense
50
Ally: lowest magick resist
50
Foe: highest HP
50
Foe: lowest HP
50
Foe: highest max HP
50
Foe: lowest max HP
50
Foe: highest MP
50
Foe: lowest MP
50
Foe: highest max MP
50
Foe: lowest max MP
50
Foe: highest level
50
Foe: lowest level
50
Foe: highest strength
50
Foe: lowest strength
50
Foe: highest magick power
50
Foe: lowest magick power
50
Foe: highest speed
50
Foe: lowest speed
50
Foe: highest defense
50
Foe: highest magick resist
50
Foe: HP > or = 3000
50
Foe: HP > or = 2000
50
Foe: HP < 3000
50
Foe: HP < 2000
50
Foe: status = Protect
50
Foe: status = Shell
50
Foe: status = Haste
50
Foe: status = Bravery
50
Foe: status = Faith
50
Foe: character status = Blind
100
Foe: character status = Silence
100
Foe: character status = HP Critical
100
Foe: character MP > or = 90%
100
Foe: character MP > or = 70%
100
Foe: character MP > or = 50%
100
Foe: character MP > or = 30%
100
Foe: character MP > or = 10%
100
Foe: character MP < 90%
100
Foe: character MP < 70%
100
Foe: character MP < 50%
100
Foe: character MP < 30%
100
Foe: character MP < 10%
100
Foe: character HP > or = 90%
100
Foe: character HP > or = 70%
100
Foe: character HP > or = 50%
100
Foe: character HP > or = 30%
100
Foe: character HP > or = 10%
100
Foe: character HP < 90%
100
Foe: character HP < 70%
100
Foe: character HP < 50%
100
Foe: character HP < 30%
100
Foe: character HP < 10%
100
Gambits disponíveis após Draklor Laboratory
Ally: status = KO
50
Ally: status = Stone
50
Ally: status = Petrify
50
Ally: status = Doom
50
Ally: status = Blind
50
Ally: status = Poison
50
Ally: status = Silence
50
Ally: status = Sap
50
Ally: status = Oil
50
Ally: status = Disable
50
Ally: status = Immobilize
50
Ally: status = Disease
50
Ally: status = Protect
50
Ally: status = Shell
50
Ally: status = Haste
50
Ally: status = Bravery
50
Ally: status = Faith
50
Ally: status = Invisible
50
Ally: status = Regen
50
Ally: status = Float
50
Ally: status = Bubble
50
Foe: HP > or = 10000
50
Foe: HP > or = 5000
50
Foe: HP < 10000
50
Foe: HP < 5000
50
Foe: status = Petrify
50
Foe: status = Stop
50
Foe: status = Confuse
50
Foe: status = Doom
50
Foe: status = Poison
50
Foe: status = Sap
50
Foe: status = Slow
50
Foe: status = Disease
50
Foe: status = Regen
50
Foe: status = Berserk
50
Foe: character status = Bravery
100
Foe: character status = Faith
100
Self: HP < 100%
50
Self: HP < 90%
50
Self: HP < 80%
50
Self: HP < 70%
50
Self: HP < 60%
50
Self: HP < 50%
50
Self: HP < 40%
50
Self: HP < 30%
50
Self: HP < 20%
50
Self: HP < 10%
50
Self: MP < 100%
50
Self: MP < 90%
50
Self: MP < 80%
50
Self: MP < 70%
50
Self: MP < 60%
50
Self: MP < 50%
50
Self: MP < 40%
50
Self: MP < 30%
50
Self: MP < 20%
50
Self: MP < 10%
50
Self: status = Petrify
50
Self: status = Doom
50
Self: status = Blind
50
Self: status = Poison
50
Self: status = Silence
50
Self: status = Sap
50
Self: status = Oil
50
Self: status = Reverse
50
Self: status = Immobilize
50
Self: status = Slow
50
Self: status = Disease
50
Self: status = Lure
50
Self: status = Protect
50
Self: status = Shell
50
Self: status = Haste
50
Self: status = Bravery
50
Self: status = Faith
50
Self: status = Reflect
50
Self: status = Invisible
50
Self: status = Regen
50
Self: status = Float
50
Self: status = Bubble
50
Self: status = HP Critical
50
Gambits disponíveis após pegar Treaty Blade
Foe: HP > or = 100000
50
Foe: HP > or = 50000
50
Foe: HP < 100000
50
Foe: HP < 50000
50
Foe: fire-weak
500
Foe: lightning-weak
500
Foe: ice-weak
500
Foe: earth-weak
500
Foe: water-weak
500
Foe: wind-weak
500
Foe: holy-weak
500
Foe: dark-weak
500
Foe: fire-vulnerable
250
Foe: lightning-vulnerable
250
Foe: ice-vulnerable
250
Foe: earth-vulnerable
250
Foe: water-vulnerable
250
Foe: wind-vulnerable
250
Foe: holy-vulnerable
250
Foe: dark-vulnerable
250
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
[Dicas] Final Fantasy 12 (XII) - Gambits
Postado por
F. M.
às
23:38
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário