quinta-feira, 11 de outubro de 2007

[Dicas] Final Fantasy 12 (XII) - Gambits

Como você já sabe, em FFXII você só controla um personagem. Os outros são controlados pelo computador, os comandos que eles usam e a IA (inteligência artificial) que eles assumem são programados e definidos por você, esse é o Gambit, a lista de ações e prioridades que você programa para cada personagem que não está controlando.

A programação do Gambit é muito simples, você seleciona o que acionará o Gambit (Causa) e o que o personagem deve fazer caso exista tal situação.

Ordenar suas prioridades é importante, se você programa Penelo para ressuscitar um aliado caso haja algum morto, mas coloca isso em uma prioridade abaixo de Atacar, ela só ressucitará um aliado depois que todos os inimigos estiverem mortos (não havendo ninguém mais para atacar).

Apesar de você poder delegar ações para os personagens mesmo em Gambit, o comum é fazer com que o líder esteja sem seus Gambits ativados e os personagens restantes com os Gambits ativados.

Gambits podem ser comprados nas Gambit Shops. Nunca esqueça de conferi-las atrás de novidades.

Você pode habilitar mais espaço para os comandos de Gambits (Gambits Slots) na License Board

Gambits Úteis e Combos

Comandos Úteis e Essenciais

Foe HP=100% (Steal)
Foe: Any (Attack)
Self (Libra)
Party Leader (Protectaga)
Party Leader (Hastega)
Self: MP<=10% (Syphoon)

Não importando se os comandos acima estiverem espalhados entre os personagens ou em um só. Eles são essenciais e são comandos que você deveria sempre ter.

Libra, permite que você veja as armadilhas, evitando adquirir status negativos e perder HP a toa.

"Foe HP=100%" Fará seu personagem tentar roubar qualquer inimigo que estiver com o HP completo. Isso é muito útil pois com esse comando você passa a adquirir muito mais Loot e dinheiro, além de obter itens e armas raras. Em um RPG onde o dinheiro é escasso como em FFXII, isso é essencial.

E Protectaga fará com que você perca muito menos HP do que normalmente. Apesar de existir inimigos que prefiram investidas mágicas, a maioria se foca em ataques fisicos o que lhe dá em uma vantagem a mais.

Hastega também é essencial. Quanto mais cedo você derrotar um inimigo menos dano voce perderá, são um pouco raros os inimigos com Haste no jogo o que lhe dará uma vantagem a mais.

E Syphoon você só consegue mais tarde (comprando nas lojas dentro dos veículos aéreos) mas também é muito útil, ele suga o MP do inimigo possibilitando que voce recupere 100 ou 200 MPs de uma vez só. Ideal para seus personagens cujos Gambits se foquem em cura e gastam muito MP. Note que a maioria dos chefes e Marks são imunes a Syphoon, o que sugere que você use a magia manualmente em um de seus aliados que não use muito MP.

Conceitos básicos de Ressurreição e Curas de Status automáticas.

1- Ally: any (Phoenix Down)
2- Ally HP < 50% (Cure)
3- Ally: any (Esuna)
4 - Any Enemy (Atack)

Muitas pessoas usam o Gambit para ressuscitar automaticamente aliados vencidos mas não sabem que não é necessário o Gambit "Ally Status: KO" para isso, basta usar o "Ally: any" com Phoenix Down ou Raise ou Arise que o computador só usará o comando quando um aliado for morto.

O mesmo vale para Esuna, assim que um personagem for afetado por um status negativo ele será curado imediatamente se não houver uma prioridade mais urgente especificada por você.

Combos para Magos Negros

1- Self (Faith)
2 - Ally MP >=50%: Foe (Oil)
3 - Foe Status:Oil (Fira ou Firaga ou Ardor)

Oil é o status que permite retirar mais danos com magias de fogo, raros são os inimigos que tem imunidade contra ele e mesmo muitas Marks e Chefes durões são vulneráveis ao status! Assim que você conseguir a magia Firaga esse combo se torna a maneira mais viável de chegar aos 9999 facilmente. Perfeito para as dungeons com inimigos de alto HP.

1- Party Leader (Reflectaga)
2- Party Leader (Qualquer magia de nivel "aga", Firaga, Blizzaga, etc)

Combo bom para Marks e chefes com fraqueza elemental. O Reflectaga deve fazer com que os tres personagens da equipe reflitam a magia. Logo uma magia como Thundaga por exemplo seria refletida três vezes acertando o inimigo também três vezes. Tudo isso em uma única ação e com o custo de MP de apenas uma magia. Lembre de arrumar os Gambits de cura de seus personagens com Potions, Hi-Potions e X-Potions para evitar curar o inimigo através do status Reflect.

Combos para personagens focados em danos fisicos

1- Self (Haste)
2- Self (Bravery)
3- Self (Berserk)

Berserk era uma magia que você podia ignorar facilmente nos jogos anteriores mas aqui ela se torna extremamente útil e permite um dos combos mais apelativos do game. Um personagem com o Gambit acima, uma boa arma e level se torna facilmente uma máquina de matar que tornará facil até mesmo a mais difícil das dungeons.


Lista de Gambits

(Com o custo respectivo abaixo)

Gambits adquiridos automaticamente.

Ally: Vaan
-

Ally: Ashe
-

Ally: Fran
-

Ally: Balthier
-

Ally: Penelo
-

Ally: Basch
-

Foe: party leader's target
-

Foe: nearest visable
-

Gambits disponíveis em Nalbina Dungeon

Ally: HP < 50%
50

Ally: HP < 30%
50

Gambits disponíveis após lutar contra Mimic Queen

Ally: any
50

Ally: party leader
50

Ally: HP < 80%
50

Ally: HP < 70%
50

Ally: HP < 60%
50

Ally: HP < 40%
50

Ally: HP < 20%
50

Ally: MP < 80%
50

Ally: MP < 70%
50

Ally: MP < 60%
50

Ally: MP < 50%
50

Ally: MP < 40%
50

Ally: MP < 30%
50

Ally: MP < 20%
50

Ally: status = Sleep
50

Ally: status = Confuse
50

Ally: status = HP Critical
50

Foe: any
50

Foe: targeting leader
100

Foe: targeting self
100

Foe: targeting ally
100

Foe: HP = 100%
50

Foe: HP = or > 70%
50

Foe: HP = or > 50%
50

Foe: HP = or > 30%
50

Foe: status = Sleep
50

Foe: status = Oil
50

Foe: status = Disable
50

Foe: status = Immobilize
50

Foe: status = Reflect
50

Foe: status = HP Critical
50

Foe: flying
100

Self
50

Gambits disponíveis após escapar da Shiva


Ally: HP < 100%
50

Ally: HP < 90%
50

Ally: HP < 10%
50

Ally: MP < 100%
50

Ally: MP < 90%
50

Ally: MP < 10%
50

Ally: status = Stop
50

Ally: status = Reverse
50

Ally: status = Slow
50

Ally: status = Lure
50

Ally: status = Reflect
50

Ally: status = Berserk
50

Ally: item AMT > or = 10
100

Foe: furthest
50

Foe: nearest
50

Foe: HP > or = 1000
50

Foe: HP > or = 500
50

Foe: HP < 1000
50

Foe: HP < 500
50

Foe: status = Blind
50

Foe: status = Silence
50

Foe: status = Reverse
50

Foe: undead
100

Foe: character HP = 100%
100

Foe: item AMT > or = 10
100

Gambits disponíveis após lutar contra Judge Bergan


Ally: lowest HP
50

Ally: strongest weapon
50

Ally: lowest defense
50

Ally: lowest magick resist
50

Foe: highest HP
50

Foe: lowest HP
50

Foe: highest max HP
50

Foe: lowest max HP
50

Foe: highest MP
50

Foe: lowest MP
50

Foe: highest max MP
50

Foe: lowest max MP
50

Foe: highest level
50

Foe: lowest level
50

Foe: highest strength
50

Foe: lowest strength
50

Foe: highest magick power
50

Foe: lowest magick power
50

Foe: highest speed
50

Foe: lowest speed
50

Foe: highest defense
50

Foe: highest magick resist
50

Foe: HP > or = 3000
50

Foe: HP > or = 2000
50

Foe: HP < 3000
50

Foe: HP < 2000
50

Foe: status = Protect
50

Foe: status = Shell
50

Foe: status = Haste
50

Foe: status = Bravery
50

Foe: status = Faith
50

Foe: character status = Blind
100

Foe: character status = Silence
100

Foe: character status = HP Critical
100

Foe: character MP > or = 90%
100

Foe: character MP > or = 70%
100

Foe: character MP > or = 50%
100

Foe: character MP > or = 30%
100

Foe: character MP > or = 10%
100

Foe: character MP < 90%
100

Foe: character MP < 70%
100

Foe: character MP < 50%
100

Foe: character MP < 30%
100

Foe: character MP < 10%
100

Foe: character HP > or = 90%
100

Foe: character HP > or = 70%
100

Foe: character HP > or = 50%
100

Foe: character HP > or = 30%
100

Foe: character HP > or = 10%
100

Foe: character HP < 90%
100

Foe: character HP < 70%
100

Foe: character HP < 50%
100

Foe: character HP < 30%
100

Foe: character HP < 10%
100

Gambits disponíveis após Draklor Laboratory


Ally: status = KO
50

Ally: status = Stone
50

Ally: status = Petrify
50

Ally: status = Doom
50

Ally: status = Blind
50

Ally: status = Poison
50

Ally: status = Silence
50

Ally: status = Sap
50

Ally: status = Oil
50

Ally: status = Disable
50

Ally: status = Immobilize
50

Ally: status = Disease
50

Ally: status = Protect
50

Ally: status = Shell
50

Ally: status = Haste
50

Ally: status = Bravery
50

Ally: status = Faith
50

Ally: status = Invisible
50

Ally: status = Regen
50

Ally: status = Float
50

Ally: status = Bubble
50

Foe: HP > or = 10000
50

Foe: HP > or = 5000
50

Foe: HP < 10000
50

Foe: HP < 5000
50

Foe: status = Petrify
50

Foe: status = Stop
50

Foe: status = Confuse
50

Foe: status = Doom
50

Foe: status = Poison
50

Foe: status = Sap
50

Foe: status = Slow
50

Foe: status = Disease
50

Foe: status = Regen
50

Foe: status = Berserk
50

Foe: character status = Bravery
100

Foe: character status = Faith
100

Self: HP < 100%
50

Self: HP < 90%
50

Self: HP < 80%
50

Self: HP < 70%
50

Self: HP < 60%
50

Self: HP < 50%
50

Self: HP < 40%
50

Self: HP < 30%
50

Self: HP < 20%
50

Self: HP < 10%
50

Self: MP < 100%
50

Self: MP < 90%
50

Self: MP < 80%
50

Self: MP < 70%
50

Self: MP < 60%
50

Self: MP < 50%
50

Self: MP < 40%
50

Self: MP < 30%
50

Self: MP < 20%
50

Self: MP < 10%
50

Self: status = Petrify
50

Self: status = Doom
50

Self: status = Blind
50

Self: status = Poison
50

Self: status = Silence
50

Self: status = Sap
50

Self: status = Oil
50

Self: status = Reverse
50

Self: status = Immobilize
50

Self: status = Slow
50

Self: status = Disease
50

Self: status = Lure
50

Self: status = Protect
50

Self: status = Shell
50

Self: status = Haste
50

Self: status = Bravery
50

Self: status = Faith
50

Self: status = Reflect
50

Self: status = Invisible
50

Self: status = Regen
50

Self: status = Float
50

Self: status = Bubble
50

Self: status = HP Critical
50

Gambits disponíveis após pegar Treaty Blade

Foe: HP > or = 100000
50

Foe: HP > or = 50000
50

Foe: HP < 100000
50

Foe: HP < 50000
50

Foe: fire-weak
500

Foe: lightning-weak
500

Foe: ice-weak
500

Foe: earth-weak
500

Foe: water-weak
500

Foe: wind-weak
500

Foe: holy-weak
500

Foe: dark-weak
500

Foe: fire-vulnerable
250

Foe: lightning-vulnerable
250

Foe: ice-vulnerable
250

Foe: earth-vulnerable
250

Foe: water-vulnerable
250

Foe: wind-vulnerable
250

Foe: holy-vulnerable
250

Foe: dark-vulnerable
250

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