terça-feira, 6 de maio de 2008

Pro Evolution 5 - PlayStation 2

Ai vai algumas dicas pra se torna fera no pro evolution 5



Sem bola



O - Carrinho.



[ ] - Marcação com pressão, Volta com o goleiro pro gol.



/ - Avança o goleiro.



X - Rouba a bola sem falta (muitas vezes acontece falta, enquanto você pressiona se o adversário der um corte com [ ] +



X seu jogador irá cair no drible).



L1 - Troca de jogador.



L2 - Pode ser combinado com O, [ ], / e X para mudar as estratégias.



R1 - Corre com o jogador.



R2 - Em conjunto com R1 deixa seu jogador livre, você terá total comando sobre ele.



L3 - Movimenta o jogador.



R3 – Nada.



Co m bola



O - Cruza ou lança (três vezes cruza rasteiro, ou lança rasteiro, duas vezes a bola vai à meia altura, uma vez a bola vai pelo alto, aconselho cruzar e lançar com o L1 pressionado, assim a bola sempre irá a direção de um jogador do seu time).



[ ] - Chuta (normalmente o jogador chutará de bico, para que ele chute colocado, com o lado do pé é necessário segurar o botão R2 antes do chute, e chutar com ele pressionado).



/ - Toque na frente para corrida do outro jogador em combinação com o L1 pressionado toca na frente por cima, neste WE9 este passe quando feito em direção ao gol sai muito esticado e quase sempre o goleiro sai na bola, é mais eficiente quando utilizado nos passes verticais em campo, como viradas de jogo entre os atacantes.



X - Toque, quanto mais você segurar, mais forte vai sair o passe.



L1 - Botão para fazer combinações e dribles e tabelas.



L2 - Botão para fazer combinações da estratégia.



R1 - Corre com o jogador. Se segurado e a bola vier alta o jogador a ira matar no peito, se vier rasteira o jogador a ira deixar passar debaixo das pernas. É usado para brecar também, mas uma boa dica é o breque com o R2, o jogador vai parar de correr e ficar em direção ao gol, no momento em que o adversário parar na sua frente, você continua correndo na direção em que estava antes de brecar! Muito difícil não cair nessa finta!



R2 - Botão para fazer combinações e dribles, é necessário segurar este botão para chutar colocado e com o lado do pé.



L3 - Movimenta o jogador



R3 – Dois toques para o lado que indica a frente do seu jogador, ele pedala. Dois toques para direita ou esquerda do seu jogador, ele corta para o lado escolhido. Dois toque para o lado que indica as costas do seu jogador, ele passa o pé ao redor da bola uma única vez. Baixo e cima, o jogador levanta a bola, se o jogador estiver em movimento a bola irá levantar pouco, se o jogador estiver parado a bola irá subir mais, dando até para encobrir um jogador adversário. Escolher um lado e apertar o R3 para baixo (como um botão), o jogador toca a bola na direção escolhida. Rodando, fazendo um 360º o jogador gira sobre a bola como o Zidane costuma fazer.



C obrança de falta



O - Cruza, também chuta rasteiro (para isso você deve colocar para baixo no direcional antes do jogador chutar).



[ ] - Chute, se depois do chute você apertar o O, o jogador irá chutar de bico.



/ - Passe na frente do jogador.



X - Passe.



L1 - Nada.



L2 - Você escolhe entre cobrar uma falta ensaiada, junto a um parceiro ou sozinho, escolhendo fazer uma jogada ensaiada você pode pressionar o botão L1 e o botão X, desta forma o outro jogador ira da um passe, e seu jogador que estava para cobrar a falta irá ficar com a bola no pé, caso você não queira chegar chutando de trás.



R1 - E para cima no direcional faz a bola ir mais forte, e a meia altura (se passar da barreira é quase sempre gol)



R2 - E para baixo no direcional faz a bola passar pela barreira alta, e cair depois (o jogador bate a falta colocada)



Dica : Pressione o L2 até que o outro jogador fique do mesmo lado da barreira, agora segure o L1 e aperte X. O jogador que está com você para cobrar a falta vai dar um toque para que você possa vir de trás e chutar, chute no mesmo canto que o goleiro está. Normalmente ele corre para o lado onde está a barreira, esperando que a bola seja chutada lá. Chutando onde ele está antes da cobrança é pego de surpresa! Isso pode ser feito em faltas de muito longe, normalmente o goleiro se adianta após o primeiro passe, você chutando depois, pode pegar o goleiro fora do gol!



Def esa na cobrança de falta



O - Faz a barreira ir para cima da bola.



[ ] - Faz a barreira pular.



/ - Troca de jogador, nessa versão não adianta pressioná-lo para o goleiro ir na bola após a cobrança, como funcionava no WE8.



X - Faz a barreira ficar parada.



L1 - Troca de jogador.



L2 - Pode ser combinado com O, [ ], / e X para mudar a estratégia.



R1 - Nada.



R2 - Nada.



L3 – Nada.



R3 – Nada.



Es canteio



O - Cruza (Você pode depois que tiver apertado o botão usar o R3 para que a bola faça uma curva maior).



[ ] - Cabeçada.



/ - Toque na frente do jogador.



X - Passe para um jogador ou toca de cabeça para o jogador que esteja mais bem posicionado dentro da área.



L1 - Troca de jogador.



L2 - Pode ser combinado com O, [ ], / e X para mudar a estratégia.



R1 - Coloca efeito e faz o cruzamento ir mais rasante.



R2 - Faz com que o cobrador coloque mais curva na bola.



L3 - Movimenta o jogador.



R3 - Coloca grande curva na bola, basta apertar o botão bola, e logo em seguida movimentar o R3 para o lado que você queira colocar a curva, quanto mais antes do jogador acertar a bola você virar o R3, mas curva a bola vai fazer.



D efesa no escanteio



O - Dependendo da posição: carrinho ou um chute para frente, também pode tirar a bola de cabeça.



[ ] - Dependendo da posição da uma cabeçada pra frente, ou chute.



/ - Sai com o goleiro, em versões anteriores do WE, era bastante eficiente sair com o goleiro em escanteios, mas no Winning Eleven 9 a coisa mudou, os escanteios são cobrados de diferentes formas e caso você sai com o goleiro em um escanteio de forma errada o gol é quase certo, por isso é melhor esperar pela reação da zaga.



X - Toca de cabeça, tanto com o pé quanto de cabeça.



L1 - Troca de jogador.



L2 - Pode ser combinado com O, [ ], / e X para mudar a estratégia.



R1 - Corre com o jogador.



R2 - Nada.



L3 - Movimenta o jogador.



R3 – Nada.



La teral



O - Cobranças altas, fortes e longes.



[ ] - Nada.



/ - Passe na frente do jogador.



X - Passe no pé do jogador.



L1 - Nada.



L2 - Nada.



R1 - Nada.



R2 - Nada.



L3 - Movimenta o jogador.



R3 – Nada.



Co branças de Faltas



Em cobranças de faltas se você apertar o L2 você poderá fazer uma cobrança ensaiada junto a um companheiro do seu time. Você pode também bater a cobrança de falta com o jogador da frente sem precisar do que está atrás, apertado o L1 e chutando para o gol ou fazendo um passe com o [ ]. Se você aperta o L2 o jogador de apoio irá aparecer, depois basta bater normalmente que o jogador de apoio irá fingir o chute e o de trás chuta normalmente. As seqüências possíveis são:



L2 - Se você apertar o L2 de novo depois de ter apertado o jogador da frente irá trocar de lado.



L1 + X = O jogador da frente irá dar um toque para adiantar a bola (de acordo com a força colocada por você) e o outro vira de trás para chutar, cruzar entre outras coisas escolhidas por você.



L1 + [ ] = Chuta com o jogador da frente.



L1 + O = Cruza com o jogador da frente.



L1 + X = O jogador de a frente irá rolar a bola para o jogador de trás.



L1 + / = O jogador que está na frente irá passar uma bola adiantada para um jogador.



L1 = Se você escolher cobrar uma falta para o lado direito e pressionar o L1 depois de encher a barra de força do chute, a cobrança será feita para a esquerda, enganando seu adversário, principalmente se for contra um amigo.



R1 = Da mesma forma que o L1 o R1 também serve para cobrar a falta do lado oposto, mas desta vez quando você escolher cobrar a falta para a esquerda, basta pressioná-lo depois de encher a barra de força, para que a cobrança saia para a direita.



Combinações entre botões



As combinações são botões que apertados juntos a outros botões e dão jogadas ou dribles, que servem para te auxiliar a fazer uma jogada.



L1 + X = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que vai receber e o jogador A irá correr para receber a bola na frente, necessariamente não é obrigado tocar de volta para o jogador A.



X Depois R2 = O jogador que tocar a bola irá correr em direção a área do adversário.



L1 + X + X = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e esse jogador B irá devolver a bola para o jogador selecionado por você.



L1 + X + / = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e esse jogador B irá adiantar a bola para um jogador selecionado por você, provavelmente será para o jogador A novamente.



L1 + X + O = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e devolver a bola alta dando um lançamento para o jogador selecionado por você, normalmente é o jogador A.



L1 + X + O + O = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e esse jogador B irá devolver a bola á meia altura dando um lançamento para o jogador selecionado por você.



L1 + X + O + O + O = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e esse jogador B devolverá a bola rasteira dando um passe com força para o jogador selecionado por você, normalmente o A.



L1 + / = O jogador que estiver com a bola dará um lançamento para o jogador selecionado.



L 1 + [ ] = O jogador irá dar apenas um toque para encobri o goleiro ou o que estiver na sua frente.



[ ] Depois R1 = O jogador irá chutar por cima do goleiro, diferente do lance descrito acima, com Quadrado e depois a bola não sobe muito.



[ ] + R2 = O jogador irá chutar colocado, com o lado do pé.



L1 + O = O jogador irá dar lançamento alto no pé do jogador selecionado, pode ser usado para cruzamentos quando você estiver com a bola, ou para sair no contra-ataque.



L1 + O + O = O jogador irá dar um lançamento à meia altura no pé do jogador selecionado, pode ser usado para cruzamentos quando você estiver com a bola, ou para sair no contra-ataque.



L1 + O + O + O = O jogador irá dar um lançamento rasteiro no pé do jogador selecionado, pode ser usado para cruzamentos quando você estiver com a bola.



L1 + R3 = Você poderá escolher a força do seu lançamento ou cruzamento como desejar. Obs.: O R3 deve ser apertado como um botão.



L2 + R1 = Irá avançar o seu time (vide: a barra em baixo do display dos nomes dos jogadores).



L2 + R2 = Irá recuar o seu time (vide: a barra em baixo do display dos nomes dos jogadores).



L2 + O ou [ ] ou / ou X = Irá acionar a estratégia selecionada por você no menu formação.



R1 + R2 = O jogador deve estar correndo R1 , depois de estar correndo basta você apertar o R2 e algum direcional para ele adiantar a bola a sua frente.



R1 + R2 = Você terá total domínio sobre o jogador, o jogador deve estar correndo atrás da bola ou parado. (Obs.: Em alguns lances você tenta tirar o seu jogador da jogada e ele num sai, basta aperta esses dois botões que você terá controle dele e poderá tirar ele da jogada, é bom para dar drible da vaca e anular jogadas em que seu jogador encosta na bola quando ela esta saindo e isso acaba dando um lateral ou escanteio de graça para o adversário).



L 1 + R1 = Quando você estiver parado, basta apertar esses dois botões para o jogador adiantar a bola, com um toque de leve. Muito útil fazer na linha de fundo, antes dos cruzamentos ou lançamentos.



[ ] + X = Marcação dupla, você irá fazer uma marcação com o seu jogador e irá vir um outro jogador comandado pelo computador para marcar o jogador adversário que estiver com a bola.



Dr ibles



L1 + L1 + L1 = O jogador irá dar a famosa pedalada, passando o pé ao redor da bola três vezes.



R2 + R2 = O jogador irá passar o pé ao redor da bola rapidamente, apenas uma vez.



L1 + L1 + L1 + R1 = O jogador irá pedalar, e depois adiantar a bola na frente.



R2 + R2 + R1 = O jogador irá passar o pé ao redor da bola uma única vez, e depois irá adiantá-la na frente.



Segure R1 e R2 + L1 + L1 + L1 = O jogador irá dar um toque na bola correndo (conhecido como drible da vaca).



[ ] + X = O jogador irá dar um corte, basta você escolher o lado que ele corta para o lado escolhido. Muito útil contra adversários que jogam com o X apertado quando não estão com a bola, quando o adversário estiver pressionando o X o jogador dele irá cair nesse drible.



Cortes Múltiplos = Primeiro toque para um jogador e fique com o botão de passe X pressionado até o jogador receber a bola. Assim que ele estiver com a bola continue com X pressionado e depois basta você apertar o botão de chute [ ] que ele irá dar um corte agora basta você ficar apertando [ ] que ele irá dar vários cortes consecutivos.



R2 + seta que indique esquerda ou direita do seu jogador = O jogadora irá dar uma “jogadinha” a bola para lado, se você em seguida não apertar nada você poderá perceber que o jogar irá ficar andando estilo futsal.



R2 + seta que indique esquerda ou direita do seu jogador + R1 e R2 e a seta que indicar a frente do seu jogador (Obs.: Todos apertados juntos) = O jogador irá primeiro andar no modo futsal depois ele irá jogar o corpo para um lado fingindo correr com a bola e depois irá voltar.



R2 + seta que indica esquerda ou direita do seu jogador + seta que indicar a parte de trás do seu jogador = O jogador irá andar no modo futsal e depois irá ficar puxando a bola para trás esperando o zagueiro “vir tirar a bola” dele.



R2 + R2 + R2 Elástico (Obs: apenas alguns jogadores fazem esse drible, como o Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, e alguns outros).



L1 + L1 + L1 + R2 = O jogados pedala e logo em seguida da um elástico (isso no caso dos jogadores que dão elásticos, como o Ronaldo e o Ronaldinho Gaúcho).



Giro ou 360º - Basta você girar o botão R3 num giro de 360 graus, assim o jogador irá dar uma rodadinha com a bola estilo Zidane.



Duas vezes para esquerda ou direita do seu jogador = Você deve estar parado, basta apertar duas vezes rápidas para direita ou esquerda do seu jogador, ele irá fazer como o Garrincha, finge que vai, mas não vai. Atualmente esse drible não ajuda muito no jogo, mas se você conseguir enganar um amigo, vale a pena, para dar muita risada da cara do seu amigo.



R2 + seta que indicar as costas do jogador = O jogador irá dar um toque na bola para encobrir ele e quem estiver atrás dele, o famoso chapéu. (Obs: Este drible funciona só quando a bola está na altura do peito ou acima).



X + R1 = Corta Luz (Aperte o botão de passe quando a bola estiver chegando ao pé do jogador aperte o R1 que o jogador irá abrir as pernas e a bola passará. Muito útil quando se joga com 3 atacantes).



R1 = O jogador breca (Quando você estiver correndo, solte o R1 e espere o jogador começar a andar, em seguida aperte o R1 que o jogador irá pisar em cima da bola).



R2 = Aperte quando você estiver com a bola e parado, o jogador irá virar automaticamente para o gol adversário. Em alguns lances isto pode ajudar muito. Uma boa dica é usar isto na lateral de campo, você corre com a bola, pressiona o R2 (seu jogador vai brecar e virar de frente para o gol) depois você vira para o lado contrario ao que estava correndo ou continua a correr para a mesma direção que estava originalmente antes da parada, muito útil contra adversários humanos.



L1 + R1 = Faça quando você estiver parado, o jogador irá jogar a bola um pouco para o lado. Muito bom fazer antes de cruzamentos e lançamentos.



R 1 + R2 = Ao receber o passe aperte esta seqüência que o jogador irá fingir receber a bola e deixará passar em seguida correrá atrás dela.



R2 = Andar e depois para o jogador com o R2 é simples e muito eficiente, o adversário sempre vai de mais e tenta voltar, ou não volta mais.



R1 + duas vezes para trás do jogador no direcional, o jogador puxa a bola para trás, tem boa utilização em lances onde você está parado e o adversário tenta dar um carrinho frontal.



falou!



#P@uL!nH0#23 de novembro de 2005, 20:12



FONTE: PES Brasil



Q UOTE



Comandos Básicos



Sem a bola



Círculo: carrinho



Quadrado: marcar com pressão / voltar com o goleiro para o gol



Triângulo: avançar o goleiro



X: roubar a bola sem falta (muitas vezes, acontece falta)



L1: trocar de jogador



R1: correr com o jogador



L3: movimentar o jogador



Com a bola



Círculo: cruzar



Quadrado: chutar



Triângulo: lançamento em profundidade



X: toque



L1: botão para fazer combinações e dribles



L2: botão para fazer combinações e dribles



R1: correr com o jogador *



R2: botão para fazer combinações e dribles



L3: movimentar o jogador



* Quando a bola vier do alto, mantenha R1 pressionado e o jogador a matará no peito; se a bola vier rasteira, o jogador a deixará passar debaixo das pernas.



Cobran ça de Falta



Círculo: cruzar



Quadrado: chutar



Triângulo: passe na frente do jogador



X: passe



L1: faz a bola ir mais baixo



R1: faz a bola ir mais alto



Seta para cima: faz a bola ir mais alto



Seta para baixo: faz a bola ir mais baixo



Select: você escolhe entre bater uma cobrança ensaiada junto a um parceiro ou sozinho.



Defes a na cobrança de Falta



Círculo: faz a barreira ir para cima da bola



Quadrado: faz a barreira pular



X: mantém a barreira parada



L1: trocar de jogador



Escant eio



Círculo: cruzar



Quadrado: cabecear



Triângulo: tocar na frente do jogador



X: passar para o jogador/ tocar de cabeça para o jogador



L1: trocar de jogador



R1: dar efeito e tornar o cruzamento mais rasante



L3: movimentar o jogador



Defesa no Escanteio



Círc ulo: dependendo da posição, dar carrinho ou chutar para frente



Quadrado: dependendo da posição, cabecear para frente



Triângulo: dar passe na frente do jogador



X: tocar de cabeça



L1: trocar de jogador



R1: correr com o jogador



L3: movimentar



Lat eral



Círculo: cobrança alta



Triângulo: dar passe na frente do jogador



X: dar passe no pé do jogador



L1: trocar de jogador



R1: correr com o jogador



L3: movimentar o jogador



Cobran ça de Faltas



Em cobranças de faltas, se você apertar Select, poderá fazer uma cobrança ensaiada junto a um companheiro do seu time. Você também pode bater a cobrança de falta com o jogador da frente sem precisar do apoio dele. Nesse caso, aperte Select para o jogador de apoio aparecer. Depois, basta bater normalmente que o jogador de apoio sairá da jogada. Eis as seqüências possíveis:



Sel ect: aperte Select duas vezes para o jogador da frente trocar de lado.



R1: baixa trajetória



R2: alta trajetória. No escanteio, controla um segundo jogador ou R1 + R2



R3: um jogador dará um toque para adiantar a bola (de acordo com a força colocada por você) e outro virá de trás para chutar ou cruzar, entre outras coisas escolhidas por você.



L1 + Quadrado: bater com o jogador da frente.



L1 + Círculo: cruzar com o jogador da frente.



L1 + X: o jogador da frente passará a bola.



L1 + Triângulo: o jogador da frente passará uma bola adiantada para outro.



Combina ções entre botões



Alguns botões, quando apertados junto com outros, permitem fazer jogadas mais incrementadas. Confira:



L1 + X: o jogador A, que está com a bola, tocará para o jogador B, que a receberá. Assim, o jogador A vai correr para receber a bola na frente. Necessariamente, o jogador B não é obrigado a tocar de volta para o A.



L1 + X, X: o jogador A, que está com a bola, tocará para o jogador B, que a receberá. Esse jogador B devolverá a bola para um jogador selecionado por você.



L1 + X, Triângulo: o jogador A, que está com a bola, tocará para o jogador B, que a receberá. Esse jogador B adiantará a bola para um jogador selecionado por você – provavelmente, o jogador A.



L1 + X, Círculo: o jogador A, que está com a bola, tocará para o jogador B, que a receberá. Esse jogador B devolverá a bola alta dando um lançamento para o jogador selecionado por você.



L1 + X, Círculo, Círculo: o jogador A, que está com a bola, tocará para o jogador B, que a receberá. Esse jogador B devolverá a bola à meia altura, dando um lançamento para o jogador selecionado por você.



L1 + X, Círculo, Círculo, Círculo: o jogador A, que está com a bola, tocará para o jogador B, que a receberá. Esse jogador B devolverá a bola rasteira, dando um passe com força para o jogador selecionado por você.



L1 + Triângulo: o jogador que está com a bola fará um lançamento para o jogador selecionado.



L1 + Quadrado: o jogador dará apenas um toque para encobrir o goleiro ou o que estiver na sua frente.



L1 + Círculo: o jogador que está com a bola fará um lançamento alto no pé do jogador selecionado. Pode ser usado para cruzamentos quando você estiver com a bola.



L1 + Círculo, Círculo: o jogador que está com a bola fará um lançamento à meia altura, no pé do jogador selecionado. Pode ser usado para cruzamentos quando você estiver com a bola.



L1 + Círculo, Círculo, Círculo: o jogador que está com a bola fará um lançamento rasteiro no pé do jogador selecionado. Pode ser usado para cruzamentos quando você estiver com a bola.



L1 + R3: você poderá escolher a força do seu lançamento ou do cruzamento.



L2 + R1: faz seu time avançar.



L2 + R2: faz seu time recuar.



L2 + Círculo ou Quadrado ou Triângulo ou X: aciona a estratégia selecionada por você no menu de Formação.



R1 + R2: faça o jogador correr usando R1 e, sem soltar o botão, aperte R2 e algum direcional para ele adiantar a bola à sua frente.



R1 + R2: você terá total domínio sobre o jogador, quando ele estiver correndo atrás da bola ou parado. (Em alguns lances, você tentará tirar seu jogador da jogada e ele não sairá, então, aperte essa seqüência para ter controle dele e tirá-lo da jogada. Também serve para dar o drible da vaca e anular jogadas)



Quadrado + X: marcação dupla. Você fará uma marcação com o seu jogador e contará com a ajuda de outro comandado pelo computador para marcar o jogador adversário.



Dr ibles



L1, L1, L1: serve para dar a famosa pedalada – o jogador passará o pé sobre a bola três vezes.



R2, R2: o jogador passará rapidamente o pé sobre a bola.



Quadrado + X: o jogador dará um corte. Você só precisa escolher o lado para o qual ele deverá fazer isso.



Cortes múltiplos: primeiro, toque para um jogador e mantenha o botão de passe (X) pressionado até ele receber a bola. Assim que ele estiver com a bola, continue com X pressionado e aperte o botão de chute (Quadrado) para o jogador dar um corte. Apertando Quadrado sem parar, o jogador dará vários cortes consecutivos.



R2 + cima ou baixo: o jogador tocará a bola para o lado. Se você, em seguida, não apertar nada, vai notar que o jogo continuará no estilo futsal.



R2 + cima ou baixo, R1 + R2 + a seta que indicar a frente do seu jogador (nas duas vezes, os botões devem ser apertados juntos): primeiro, o jogador vai andar no modo futsal. Depois, vai jogar o corpo para o lado, fingindo correr com a bola, para voltar em seguida.



R2 + cima ou baixo, a seta que indicar a parte de trás do seu jogador: o jogador andará no modo futsal. Depois, ficará andando para trás, puxando a bola e esperando que o zagueiro venha tirá-la dele.



Giro ou 360º: gire o botão R3 em 360º para o jogador dar uma rodadinha com a bola.



R2 + a seta que indicar as costas do jogador: o jogador dará um toque na bola para encobrir ele e quem estiver atrás dele – é o famoso chapéu. (Esse drible só funciona quando a bola está na altura do peito ou acima dele)



Frente + cima: o jogador passará a bola de um pé para o outro, adiantando ela. (Se você estiver atacando na direção do gol, em frente a ele, aperte bem rápido as setas para frente e para cima, uma depois da outra)



X + R1: corta-luz. Aperte o botão de passe e, quando a bola estiver chegando ao pé do jogador, pressione R1 para ele abrir as pernas e a bola passar por baixo.R1: paradinha. Quando estiver correndo, solte R1 e espere o jogador começar a andar. Em seguida, aperte R1 de novo para o jogador pisar na bola.R2: aperte R2 quando estiver com a bola e veja o jogador virar automaticamente para o gol adversário. Em alguns lances, isso pode ajudar muito.



L1 + R1: faça este drible quando estiver parado. O jogador jogará a bola um pouco para o lado.



R1+ R2: ao receber o passe, aperte esta seqüência. O jogador fingirá receber a bola, a deixará passar e, em seguida, correrá atrás dela.



Elástico: vá em direção ao goleiro, sem R1 ou R2 (caso contrário, quando você puxar para trás, a bola correrá muito). Quando o goleiro cair a seus pés, puxe para o lado e para trás (se estiver atacando pela direita do campo, aperte Esquerda e Baixo no direcional diagonal). Depois, puxe para frente.







Drible do Garrincha



Fique parado e aperte duas vezes rapidamente para o lado que você deseja realizar o drible (aperte para cima ou para baixo).



Drible do Robinho



Segure R1 e mova R3 duas vezes rapidamente para frente. O jogador passara o pé por cima da bola parada. (Mova R3 de maneira bem curta).



* Dica: com o jogador parado, dê dois toques para cima e um para baixo. O jogador fingirá que vai para um lado e voltará para o meio.



Jogadas





Adiantar para cruzar - DASH CROSS



Correndo pela lateral com R2, solte o direcional e depois segure de novo na direção que você estava ou na direção contrária.



Adi antar para chutar – SHIFT THE BALL



Dê toques em L1+ R1 juntos quando estiver com a bola.



Ameaçar - FEINT



Pare a bola usando R2 e dê dois toques para cima ou para baixo (se estiver



correndo para a esquerda ou direita).



Balã ozinho



Fique segurando R1 e coloque R3 para baixo e para cima.



Bater de letra – RABONA SHOT



Com um jogador destro, corra para o lado esquerdo do gol. Mire com o direcional no segundo pau e chute com Quadrado.



Cabe ceio



Segure R1 + Quadrado para melhor cabecear.



Dimi nuir a velocidade antes de chutar – SLOW UP



Correndo, pressione Quadrado ou Círculo para carregar a barra de força e aperte R2 antes de soltar.



Dividi da – JOCKEYING



(DEFESA) Segure R2 quando estiver perto do atacante.



Falt a



Aperte Select novamente e troque a posição do jogador próximo à bola.



Jogo de corpo – DROP SHOULDER



Correndo da esquerda para a direita, aperte Direita + Baixo (se o jogador for



destro), antes de tocar na bola.



Letra

< br>Toque com Triângulo na diagonal para trás.



Olhar o gol – FACE THE GOAL



Solte o direcional e dê toques ou segure R2 (se você já estiver correndo usando R2, é só soltar o direcional).



P asse forte – STRONG PASS



Segure X em vez de apenas dar um toque.



Pedalad a com jogo de corpo – STEP OVERS THEN DROP SHOULDER



Inicie uma pedalada com dois toques em L1, daí aperte Direita + Baixo



(jogadores destros) antes de tocar a bola. Pode ser feito também com pedalada



simples, usando R2.



Pedalada e duas ameaças – STEP OVERS THEN TWO FOOT FAKE



Inicie uma pedalada com dois toques em L1, daí aperte Direita + Cima (jogadores



destros), antes de tocar a bola. Pode ser feito também com pedalada simples,



usando R2.



Pênalti

< br>Dois toques para baixo (adianta o goleiro).



Movi mento 1



Quando estiver correndo para pegar a bola, segure R1 + R2 juntos e o jogador vai ficar protegendo a bola antes de chegar nela. É igual ao que zagueiros fazem quando a bola vai para o escanteio – eles ficam na frente do atacante para deixar a bola sair e ser tiro de meta.



Moviment o 2



Segure R1 e aperte L1 para o jogador rolar a bola um pouco para frente. Se você apertar R1 e soltar e, logo em seguida, apertar L1, o jogador finge que joga a bola mas fica parado.



OBS.: Com jogadores canhotos, é só inverter os comandos do direcional



Dic as



- Essa dica vale para quando houver uma cobrança de falta a seu favor. Se você perceber que está bem perto do gol e que os jogadores da barreira são bem altos, mire embaixo das pernas do jogador do meio. Aperte Círculo e Baixo e encha a barra de força até um pouco mais da metade. O jogador dará um chute rasteiro e, se você der sorte, a barreira vai pular e a bola passará por baixo dela, indo direto pro gol. E o goleiro nem vai ver!



- Use e abuse de contra-ataques, pois eles podem ser a sua salvação em algumas situações.



- Em alguns lances, o carrinho pode ser indispensável. Mesmo sendo arriscado, ele pode ajudar muito.



- O treino é essencial, não deixe de usá-lo.



- Conheça os jogadores do seu time e descubra seus pontos fortes e fracos para poder montar a melhor tática e ter um bom aproveitamento na hora do jogo.



- Os chutes de longa distância podem ser muito úteis, principalmente quando houver muita gente. A bola pode bater num zagueiro e acabar entrando no gol.



- Em alguns momentos, o “chutão” para frente pode ser a solução. Caso o adversário se atrapalhe, você pode dominar a bola e, em seguida, aproveitar o contra-ataque.



- Use e abuse dos novos estilos de cobrança de falta para confundir seu adversário. Isso pode ajudar.



- Quando fizer um gol e depois que a bola passar a linha do gol, aperte Start, entre no Replay e saia. Depois confira o placar. Toda vez que entrar e sair do Replay, será contado um gol a seu favor.

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